quinta-feira, 18 de junho de 2020

A Era Vargas (1930-1954) - Atividade de 22/06 à 06/07



Era Vargas - Habilidade desenvolvida: EF09HI06: Identificar e discutir o papel do Trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade)

Olá! Hoje nós vamos estudar juntos a Era Vargas. Para isso, peço que siga os seguintes passos:


Passo 1) Assista a seguinte vide-aula disponibilizada pelo Centro de Mídias sobre esse assunto:





Passo 2) Leia o texto proposto sobre esse assunto.


A invenção do Trabalhismo

No Brasil, essa expressão, que veio da Inglaterra e fazia referência ao Partido Trabalhista daquele país, foi utilizada para denominar o pacto que se estabeleceu entre os trabalhadores brasileiros e o presidente Getúlio Vargas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os dirigentes do Estado Novo concluíram que era necessário ampliar a base de apoio do governo entre os trabalhadores.

Em 1942, o governo lançou ampla campanha política. Pela rádio, o ministro do Trabalho dizia aos trabalhadores que eles deveriam exigir seus direitos (horário de trabalho, férias, proteção à mulher grávida, pensões e aposentadorias, por exemplo), pois tinham o apoio do próprio presidente. Afirmava, ainda, que Vargas se interessava pessoalmente pelo reconhecimento dos direitos dos trabalhadores.

Foi essa ligação direta entre povo e Estado que estabeleceu um pacto entre os trabalhadores brasileiros e o presidente. Na construção do pacto trabalhista, os trabalhadores, cujos direitos eram reconhecidos e defendidos pelo Estado, apoiavam, em retribuição, o presidente, fundamentando o prestígio que Vargas alcançou entre eles.


VAINFAS, Ronaldo (org.) História 3: Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2016. P. 39)



Passo 3) Agora, de acordo com o texto, responda as seguintes questões:

a) Onde surgiu a expressão "Trabalhismo"?

b) Quando os dirigentes do Estado Novo  decidiram que era necessário ampliar a base de apoio do governo entre os trabalhadores?

c) A partir de 1942, o que o Ministro do Trabalho dizia aos trabalhadores?

d) Como se caracterizava a construção do pacto trabalhista?







Enviar as respostas para o meu e-mail: mirellef@prof.educacao.sp.gov.br



Bons estudos!


sexta-feira, 5 de junho de 2020

A República Velha

Durante a Primeira República, a greve era a principal estratégia adotada
pelos trabalhadores brasileiros na luta por direitos.

Olá! Vamos estudar hoje sobre a República Velha. Assista primeiro a seguinte aula:



Atividade: Depois de assistir a aula, leia o seguinte texto e responda as questões:


A formação do Operariado brasileiro


 A Constituição Federal de 1891 se preocupava muito pouco com os problemas sociais. As relações de trabalho mantidas entre empregadores e empregados nas indústrias e nas cidades eram estabelecidas pela burguesia (mercantil, industrial, e financeira). O movimento operário ainda era muito incipiente, não tinha articulação política, apenas queria melhorar suas condições de vida.

A formação do operariado brasileiro se efetivou prioritariamente por brasileiros oriundos de regiões pobres e pela grande maioria de imigrantes estrangeiros (italianos, alemães, japoneses, poloneses, entre outros). Suas primeiras articulações aconteceram a partir do surgimento de ligas operárias e sociedades de resistência.

As principais reivindicações dos operários giravam em torno da melhoria das condições de trabalho (menor jornada de trabalho, assistência ao trabalhador doente e acidentado) e pela melhoria das condições de vida (moradia, educação, alimentação e saúde). Outra luta travada pelos trabalhadores foi pela normatização e regulamentação dos direitos trabalhistas feminino e infantil.

A articulação política do operariado brasileiro teve início com a vinda de teorias sociais advindas da Europa (por meio dos imigrantes europeus). Suas principais teorias eram o socialismo científico (Marx e Engels) e o anarquismo (Godwin e Bakunin). Os primeiros sindicatos foram formados e, concomitantemente, os trabalhadores foram desenvolvendo uma conscientização política e de classe, organizando greves e manifestações de caráter principalmente reivindicatório.

O socialismo exerceu importante papel na articulação dos operários. Em 1906, fundou-se o Partido Socialista Brasileiro, de tradição marxista, que mostrou aos trabalhadores que o antagonismo de classe move a história. O anarquismo teve maior importância na organização do movimento operário brasileiro no início do século XX. Sua principal preocupação seria a abolição da propriedade privada (burguesa liberal), pois havia a seguinte ideia: ‘os recursos naturais da terra pertencem a toda a sociedade, sua apropriação para fins privados é furto’.

As principais greves operárias ocorridas durante a Primeira República foram articuladas pelos anarquistas. Outro fato bastante presente era a grande circulação de jornais anarquistas: A Lanterna, La Battaglia, o Semanário Avanti, entre outros. Os anarquistas utilizavam a imprensa para propagar com maior eficácia as ideias sociais de contestação da ordem social vigente e tornar os operários conscientes politicamente.     
                                            
Com a industrialização no Brasil, principalmente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, houve uma rápida urbanização, na qual as cidades aumentaram sem nenhum planejamento, trazendo sérios problemas: falta de tratamento de água e esgoto, principalmente nos arredores onde se localizavam os bairros operários e os cortiços, agravando a falta de higiene e proliferação de doenças. Geralmente os operários viviam precariamente e miseravelmente com suas famílias nos cortiços ou habitações sublocadas.

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/formacao-operariado-brasileiro.htm


1) Como ocorreu a formação do operariado brasileiro?
2) Quais eram as reivindicações dos trabalhadores?
3) Quais foram as teorias que influenciaram os operários brasileiro, no início da república, na luta por melhores condições de vida e trabalho?
4) Pesquise - O que é um sindicato?