Habilidade desenvolvida: EF09HI28 - Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.
Passo 1: Leia o seguinte texto com bastante atenção e anote no seu caderno um resumo dele:
Visões de mundo
A Guerra Fria é um conflito que veio a reboque da Segunda Guerra Mundial, mas cujos protagonistas, os Estados Unidos e a União Soviética, souberam contornar, antes que se tornasse uma terceira guerra mundial; daí o nome de "Guerra Fria", pois o conflito foi "congelado". [...]
De fato, duas visões de mundo estão em choque.
Segundo Stalin e os comunistas de todos os países, o sentido da história leva as sociedades a se livrar do capitalismo ou do imperialismo para construir o socialismo, e isso pode passar por uma ruptura, uma revolução, uma guerra civil, como aconteceu na China, em 1949, ou por uma revolta dos povos colonizados (excluindo a União Soviética, que já estava instituindo o socialismo).
Deter a marcha dessas sociedades na direção do socialismo é contrarrevolucionário, e elas precisam então da ajuda, da intervenção do "grande irmão", a União Soviética [...].
Segundo os americanos, os Estados Unidos e sua democracia constituem um modelo para o qual tendem todos os povos, pois nele todos convivem pacificamente, tanto os colonizados quanto os submetidos a um regime comunista. Ajudá-los a se liberar é o dever das democracias.
FERRO, Marc. O século XX explicado aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2008. p. 63-64.
Passo 2: Responda as seguintes questões:
a) Segundo Marc Ferro, o que foi a Guerra Fria?
b) Quais eram as visões de mundo que estavam em choque naquele momento?